Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Anestesia

Acessos: 8271

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ANESTESIA O QUE É A ANESTESIA ?

Anestesia significa a eliminação completa da dor. Milhões de pessoas no mundo se submetem à algum procedimento que requeira a anestesia; seja em consultórios, seja em centros especializados. Neste último caso, a anestesia está nas mãos de profissionais especializados.

QUEM É O ANESTESIOLOGISTA ?

O anestesiologista, é um médico formado por Faculdades de Medicina reconhecidas e credenciadas pelo Ministério de Educação, que fez a especalização em Anestesiologia, com duração de três anos e dedicação exclusiva com muitas horas de aulas teóricas e práticas.

EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE ANESTESIA ?

Existem três tipos básicos de anestesia: A geral que produz perda completa das sensações sobre o corpo; a regional que produz a perda das sensações sobre partes específicas do corpo; e, a anestesia local que produz a perda de sensações sobre pequenas partes do corpo.

POSSO ESCOLHER O TIPO DE ANESTESIA QUE DEVO TOMAR ?

A escolha da melhor anestesia deverá ser feita sob a orientação do profissional capacitado. Ela dependerá de vários fatores tais como: idade, doenças, tipo de cirurgia, uso de medicamentos, estado geral do paciente, cirurgias prévias, e muitos outros. Portanto a escolha do tipo de anestesia poderá ser discutida com o anestesiologista, mas deverá considerar além do critério de autonomia do paciente, os aspectos técnicos para tal.

PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS TEM MEDO DA ANESTESIA ?

Porque na maioria das vezes as informações que as pessoas têm, ou não são esclarecedoras ou não foram dadas por anestesiologistas. Sem esquecer que quando alguma ocorrência é divulgada na mídia, ganha proporções inimagináveis. A verdade é que milhões de pessoas no mundo se submetem à procedimentos anestésicos com muita segurança; sendo seus riscos minimizados quando os procedimentos são feitos em locais adequados e com profissionais especializados.

COMO EVITAR O MEDO DA ANESTESIA ?

Procure falar com o anestesiologista antes da cirurgia. Eles estão presentes no HCE todos os dias e farão uma visita no dia anterior à sua cirurgia. Ele será o guardião de sua vida durante a operação. Confie nele e na equipe que vai cuidar de você.

QUAIS OS RISCOS DA ANESTESIA?

Com medicamentos, instrumental e técnicas atuais, o anestesiologista reduziu ao máximo os riscos de acidentes ou complicações, mas é claro nunca chegará a zero. Lembre-se que existem muitos fatores associados. A própria cirurgia, às condições hospitalares, ás condições dos pacientes, etc. De qualquer maneira, o anestesiologista, além do conhecimento e da especialização, emprega toda a sua experiência e perícia em prol do sucesso completo da cirurgia a que você estará se submetendo.

QUANTO TEMPO DURA A ANESTESIA?

O tempo de duração da anestesia deverá ser proporcional ao tempo estimado de duração do procedimento cirúrgico. O anestesiologista deverá ser capaz de manter a anestesia por tanto tempo quanto necessário, sem interrupção.

QUAIS OS PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS DE UMA ANESTESIA ?

São diversos os tipos de anestésicos que são utilizados em um procedimento cirúrgico, conforme a situação que se apresenta, com suas peculiaridades e necessidades. Também são diverss os tipos de efeitos colaerais dos anestésicos, nem sempre observados durante e após uma anestesia Os mais comuns, entretanto, são náuseas e vômitos. “Dor de cabeça” também é um sintoma possível. Podem também acontecer calafrios e tremores, conforme o tipo de anestesia.

COMO POSSO AJUDAR O ANESTESIOLOGISTA?

Não só ajudar o profissional, mas colaborar com sua própria segurança. Durante a visita pré-anestésica, ( feita no dia anterior ) leve seus exames, responda honestamente às perguntas que o anestesiologista lhe fará, passe para ele todas as informações sobre cirurgias anteriores, alergias, medicamentos em uso, drogas, cigarros, doenças anteriores, internações anterioes, relatos estranhos ocorridos com parentes que passaram por anestesias, e pergunte sobre qualquer dúvida a respeito da anestesia. E por fim siga rigorosamente as orientações que forem lhe passadas.

Fim do conteúdo da página