Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Semana da Enfermagem
Início do conteúdo da página

Semana da Enfermagem

Acessos: 480

VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM

EM TEMPO DE CRISE

O dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale considerada o marco da enfermagem moderna no mundo. Atualmente a enfermagem corresponde a uma importante categoria do trabalho em saúde, abarcando 50% dos trabalhadores do setor. No Brasil, a enfermagem é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros, totalizando 2.485.107 milhões de profissionais que cotidianamente realizam o cuidado na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da população. Com dedicação, ensino e pesquisa enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem transformam vidas.

O ano de 2020 foi definido pela Organização Mundial da Saúde como “O Ano da Enfermagem”, que celebrou também os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale, tornou-se o ano em que os profissionais enfrentaram um dos maiores desafios de sua carreira e da humanidade no último século. Neste momento histórico, marcado pela emergência sanitária mundial provocada pela pandemia do vírus Covid-19, os trabalhadores de enfermagem têm sido protagonistas em todos os espaços de enfrentamento da pandemia. Em contrapartida, a pandemia revelou a essencialidade da saúde em nossas vidas e paradoxalmente, revelou o quanto os profissionais de saúde não são considerados e respeitados nesse processo. Constata-se o esgotamento e sofrimento desses profissionais, que já entraram na pandemia adoecidos e cansados, e a situação sob a qual estão expostos só piorou tal quadro.

A sociedade deve reconhecer o protagonismo que a Enfermagem exerce, dando a ela condições de desempenhar sua prática social com qualidade e segurança, pois investir na Enfermagem é investir na sociedade como um todo. Faz-se necessário reforçar aos trabalhadores o caráter técnico e científico do cuidado de enfermagem, a valorização profissional, a melhoria das condições de trabalho e a capacitação como estratégia para levar a educação sanitária para toda a população.

Parabéns a todos os profissionais de Enfermagem do Hospital Central do Exército, e que o legado de Florence Nightingale sirva de motivação e inspiração para todos nós, e que sigamos conforme o nosso juramento, que diz:

 “Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”

 

Att: Divisão de Enfermagem do HCE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página