Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Radioterapia

Acessos: 8086
imagem sem descrição.

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes. Todas as formas de radiação em uso clínico produzem ionização no tecido alvo. Esta ionização pode levar a dano direto do DNA ou formar radicais livres quimicamente reativos que por sua vez causam dano ao DNA. O objetivo da radioterapia é destruir o tecido patológico e, ao mesmo tempo, preservar o tecido normal adjacente.

A radioterapia pode ser usada de forma paliativa, curativa ou complementar, para doenças malignas e benignas, e está indicada para as seguintes finalidades: anti-inflamatória, modificadora do trofismo dos tecidos e antineoplásica. A sua principal indicação, atualmente, é o combate ao câncer. No entanto, a sua utilização encontra-se bem estabelecida também no tratamento de malformações arteriovenosas, quelóides, pterígio, ginecomastia, alguns processos inflamatórios, dentre outros.

Classicamente a radioterapia é administrada com frações diárias, durante 5 dias por semana. O tratamento é fracionado com intuito de obter um efeito terapêutico com a soma das frações e diminuir os efeitos colaterais com a possibilidade de utilizar doses menores por fração.

O Serviço de Radioterapia do Hospital Central do Exército dispõem de um ambiente totalmente reformado, aparelhos de última geração e alta tecnologia. O Acelerador Linear Synergy Platform (Elekta), aparelho utilizado no HCE, possibilita o uso de técnicas modernas como o IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) capaz de realizar tratamentos com alta precisão, nos quais a radiação atinge somente a área comprometida, protegendo os órgãos vizinhos adjacentes.

A equipe do Serviço de Radioterapia do Hospital Central do Exército é altamente especializada e qualificada, com treinamento nos Centros Oncológicos de referência do país, disponibilizando serviços com excelência em qualidade e segurança, possibilitando o melhor atendimento para a família militar.

TÉCNICAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • Radioterapia Conformacional Tridimensional (3DRT)
  • Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT- Intensity Modulated Radiation Therapy)
  • Radioterapia com Elétrons

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

O paciente deverá procurar a secretaria do Serviço de Radioterapia do Hospital Central do Exército, no horário de 7:00 às 12:00 h, de segunda-feira a sexta-feira.

Telefone: 3891 - 7000

Ramal: 7250

Informação ao paciente!

Os preparos e orientações adicionais serão passados aos pacientes durante a consulta.

Fim do conteúdo da página