Hemodinâmica
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Central do Exército atende, atualmente, três diferentes especialidades: a Cardiologia Intervencionista, a Cirurgia Endovascular e a Neurocirurgia Intervencionista. Tem por finalidade realizar procedimentos especializados para fins de diagnóstico e tratamentos minimamente invasivos, por meio de cateterismo, disponibilizando para isso uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de raio-x, de formação diferenciada e sempre em busca de aprimoramento profissional. O HCE possui duas salas para realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos equipadas com tecnologia de ponta para assistência da família militar.
Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos disponíveis:
- Cineangiocoronariografia
- Estudo hemodinâmico para cardiopatias congênitas, doenças orovalvulares e outros.
- Estudo angiográfico (cerebral, pulmonar, visceral, periféricos).
- Implante de marcapasso provisório e definitivo
- Trombólise e trombectomia coronariana e periférica
- Angioplastias (coronariana, visceral e periférica).
- Implante de endopróteses para correção de aneurismas abdominal, torácico, visceral e periférico
- Implante de cateteres de quimioterapia
- Tratamento de doença carotídea
- Implante de filtro de veia cava
- Troca de válva aórtica (core valve)
- Angioplastia de valva mitral
- Fechamento de CIA/PCA
- Quimioembolização hepática e embolização uterina
- Ultrassom Intracoronariana (IVUS)
- Avaliação funcional cardíaca por guia de pressão (FFR)
Horário de Funcionamento:
O Serviço disponibiliza profissionais 24 horas por dia.
Marcação de Exames e/ou Procedimentos:
Os exames e/ou procedimentos são marcados pelos médicos solicitantes das diversas clínicas e unidades de internação, diretamente no Serviço de Hemodinâmica, junto a um dos médicos hemodinamicistas ou auxiliares.
No momento da marcação do exame e/ou procedimento, o médico hemodinamicista deverá inteirar-se, através do médico solicitante, do quadro clínico do paciente, resultados dos exames já realizados, suspeita diagnóstica, medicação em uso e justificativa para realização do exame e/ou procedimento solicitado.
Para marcação de exames e/ou procedimentos de pacientes oriundos de outras organizações militares ou civis de saúde, serão exigidas a requisição do médico solicitante, onde deverá constar o exame e/ou procedimento solicitado, hipótese diagnóstica, medicação em uso e os resultados dos exames já realizados (radiografias, eletrocardiogramas, provas de esforço, ecocardiogramas, ultra-sonografia, e outros).