Pesquisa e inovação
A Coordenação de Pesquisa e Inovação Tecnológica, parte integrante da Divisão de Ensino e Pesquisa do HCE, tem por atribuição colaborar com a missão do mesmo e do Exército Brasileiro por meio de pesquisas científicas e processos de inovação. Desenvolve suas atividades através do Centro de Pesquisas do Serviço de Saúde do Exército e da Seção de Inovação Tecnológica.
O Centro de Pesquisas do Serviço de Saúde do Exército (CPSSEx), regulado pela Portaria nº 064, de 05 de maio de 2011, tem as seguintes atribuições:
a. Produzir conhecimentos novos na área médica assistencial e operacional, reduzindo o hiato técnico-científico existente na comparação com as instituições civis do mesmo porte e com os serviços de saúde de Nações Amigas.
b. Aumentar a credibilidade do Serviço de Saúde do Exército, contribuindo para a acreditação institucional no cenário médico nacional e internacional, elemento indispensável para a atração de novos profissionais de saúde para o serviço ativo.
c. Gerar receitas extra-orçamentárias para a manutenção dos cursos do Programa de Capacitação e Atualização Profissional dos Militares de Saúde (PROCAP/Sau), por meio da realização de pesquisas patrocinadas pela indústria farmacêutica, bem como por outras entidades/organizações civis ou militares, públicas ou privadas, nacionais e internacionais.
d. Otimizar, por meio de protocolos de diagnósticos e de tratamentos utilizados nas pesquisas clínicas, o atendimento em saúde prestado pelo Hospital Central do Exército (HCE), buscando alcançar padrões internacionais de qualidade na oferta de serviços de saúde.
Clique aqui para ver os projetos em andamento do CPSSEx
Inovação
O HCE foi reconhecido como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) pelo Exército em 2020, através da Portaria nº 023-DCT, de 05 de março, permitindo a criação de um canal técnico com o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e a captação de recursos para pesquisa e inovação junto aos órgãos responsáveis pela área no Brasil. As ICT no Exército têm suas atribuições regidas pela Portaria nº 046-DCT, de 09 de dezembro de 2009.