Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HCE representado no 15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno
Início do conteúdo da página

HCE representado no 15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno

Acessos: 383

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 11 a 15 de novembro de 2019, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o maior encontro de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável do mundo, o 15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e o 5º Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS). Os eventos ocorreram simultaneamente com a 3ª Conferência Mundial de Aleitamento Materno e da 1ª Conferência Mundial de Alimentação Complementar, todos realizados no Centro de Convenções Sul América, no Estácio.

Com organização da IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (International Baby Food Action Network) e apoio de universidades públicas, o mote do evento foi a “amamentação como um direito humano a ser protegido”, enfatizando os direitos das mulheres, os direitos das crianças, o direito à alimentação saudável e a proteção legal à maternidade, entre outros temas fundamentais.

O Encontro objetivou a busca da construção conjunta de uma plataforma de ação por meio do compartilhamento de experiências com atores comprometidos com a promoção, proteção e apoio à amamentação: profissionais de saúde, governantes, cientistas, grupos de mães, organizações da sociedade civil, agências das Nações Unidas, organismos internacionais, instituições de pesquisas, grupos de interesse publico, estudantes, agentes comunitários de saúde e outros parceiros.

No dia 14, a 1º Ten Vivian Veiga, representando a Equipe de Fonoaudiologia do Hospital Central do Exército, apresentou um trabalho científico na Categoria Comunicação Oral. Teve como título a “Amamentação, Disfunções Orais e Fonoaudiologia: relato de experiência e a abordagem da  intervenção fonoaudiológica nas Disfunções Orais dos Recém Nascidos a termo saudáveis, durante e após internação hospitalar”. Essas disfunções são movimentos orais atípicos durante a mamada que podem dificultar a amamentação e levar ao desmame precoce.

O HCE é um Hospital Amigo da Criança, título concedido pelo UNICEF por proteger, incentivar e apoiar a amamentação exclusiva até o 6º mês de vida e complementar até os 2 anos ou mais. A Equipe de Fonoaudiologia apóia e contribui para que esse objetivo principal seja alcançado: o aleitamento materno exclusivo.

Texto: Ten Leonardo Marques do Nascimento
Fotos: Arquivo pessoal
Edição: 2º Sgt Luciano Leite da Silva      

registrado em:
Fim do conteúdo da página