Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LAP

Acessos: 5573

A Anatomia patológica nos dias de hoje é o ramo da medicina que representa o elo de ligação, entre a ciência básica e a prática clínica através do diagnóstico das alterações morfológicas dos tecidos e a correlação com o significado clínico destas alterações.

O médico especialista em Anatomia Patológica é o patologista. O patologista tem ampla atuação na ciência médica. Existem patologistas dedicados preferencialmente ao desenvolvimento científico, geralmente através da patologia experimental. Outros atuam preferencialmente na sala de necrópsia, no estudo da história natural das doenças. Aqueles que se dedicam preferencialmente à patologia diagnóstica são denominados patologistas cirúrgicos.

No Brasil, por determinação da AMB (Associação Médica Brasileira), a patologia é exercida através de uma pós-graduação do curso de Medicina, a chamada Residência médica com duração de três anos.

No HCE os primeiros laudos anátomo-patológicos datam do ano de 1954.

O que fazemos:

  • Exames histopatológicos de peças cirúrgicas e biópsias de órgãos e tecidos oriundos das diversas clínicas e serviços do HCE;
  • Exame per operatório de congelação (exame executado durante o ato cirúrgico para orientação de conduta do cirurgião);
  • Necropsia de caráter anátomo-patológico e exames complementares nas necropsias de caráter médico legal;
  • Revisão de lâminas e laudos anátomo-patológicos de casos externos e do próprio serviço;
  • Participação em sessões clínicas e anátomo-patológicas da Divisão de Medicina e Divisão de Ensino e Pesquisa Médica;
  • Cooperação em trabalhos científicos (mestrado e doutorado) de diversas especialidades médicas.

Onde estamos:

O LAP está localizado nos fundos do hospital, no segundo pavimento do prédio onde funciona o Serviço de Medicina Legal (Necrotério).

Dicas / Curiosidades:

Devemos saber diferenciar a Anatomia Patológica da Patologia Clinica, são especialidades da área de saúde só que a primeira realiza exames de órgãos e tecidos e a outra realiza exames laboratoriais em sangue, urina, fezes, etc...

Os exames de Imunohistoquímica são exames complementares aos exames anátomo-patológicos e são solicitados pelo patologista e/ou pelo médico assistente e são realizados em OCS conveniada ao FUSEx.

Horário de funcionamento:

O paciente deverá procurar a secretaria do Laboratório de Anatomia Patológica, preferencialmente, no horário de 7:00 às 13:00h, de segunda-feira a sexta-feira.

Telefone de contato: (21) 3891-7169.

Fim do conteúdo da página