Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Medicina Nuclear

Acessos: 16764

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que, por meio de técnicas seguras e indolores, utiliza substâncias conhecidas como radiofármacos e/ou radiotraçadores para exames complementares de imagem, auxiliando no diagnóstico de diversas especialidades, principalmente nas áreas de Cardiologia, Oncologia, Nefrologia, Ortopedia, Urologia, Neurologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Mastologia, Pneumologia, entre outras.

Cada vez mais a Medicina Nuclear vem sendo utilizada como uma ferramenta de auxílio na terapia com radionuclídeos, no tratamento de doenças benignas e malignas de tireóide, tumores neuroendócrinos metastáticos, hemartrose, em pacientes com hemofilia e artrite reumatóide, além de câncer de próstata com metástases ósseas.

Os equipamentos utilizados em medicina nuclear realizam exames conhecidos como cintilografias, que permitem visualizar imagens através da radiação que é emitida do corpo dos pacientes, devido à administração prévia do radiofármaco. Esses exames são capazes de fornecer informações à equipe médica, no que diz respeito à função e metabolismo dos diferentes órgãos do corpo. Atualmente, o Hospital Central do Exército realiza as cintilografias em um aparelho denominado como Gama Câmara.

O Serviço de Medicina Nuclear do HCE possui, atualmente, uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas em Medicina Nuclear, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia e uma recepcionista treinada para a marcação de exames.

O Hospital Central do Exército possui uma estrutura ampla e moderna objetivando proporcionar conforto e tranqüilidade aos pacientes durante a realização dos exames, dentro do rigor das exigências da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Exames Disponíveis:

Cintilografia Óssea
Cintilografia Óssea Trifásica
Cintilografia Renal Dinâmica (DTPA-99mTc)
Cintilografia Renal Estática (DMSA-99mTc)
Cintilografia com Citrato de Gálio-67
Cintilografia Hepática (colóide-99mTc)
Linfocintilografia de membros inferiores
Linfocintilografia para Pesquisa de Linfonodo Sentinela
Cintilografia de Glândulas Salivares
Cintilografia de Trânsito Esofágico e Esvaziamento Gástrico
Cintilografia Cerebral
Cintilografia de Para Tireoide
Dacriocistografia
Cintilografia Para Pesquisa de Hemorragia Digestiva
Cintilografia Perfusão Miocárdica ( Repouso, esforço físico e pneumológico)
Cintilografia de Tireoide / PCI (pesquisa de corpo inteiro com I¹³¹/ Dose terapêutica para Hipertireoidismo Captação de I¹³¹

 

Marcação dos exames:

O paciente deverá se encaminhar ao Serviço de Medicina Nuclear para realizar a marcação do exame solicitado com pedido médico em mãos.

 

Importante!

Preparo: cada exame possui um preparo específico. O paciente será instruído no momento da marcação.
Grávidas: Não é permitida a realização de exames em pacientes grávidas. Por favor, informe ao médico!
Amamentando: Informe ao médico se estiver amamentando. O médico nuclear irá avaliar em relação à indicação clínica.
Não existem relatos de casos de pacientes com efeitos colaterais ou reações alérgicas.

 

Telefone: 3891-7000

Ramal: 7273

Fim do conteúdo da página